o que é posicionamento de marca

O que é posicionamento de marca?

Você sabe o que é posicionamento de marca?

Um dos pilares fundamentais para o sucesso de uma marca é a definição do seu posicionamento e infelizmente poucas pessoas conhecem a real importância do posicionamento de marca, mas para compreendermos essa relevância precisamos saber o que é posicionamento de marca e para que ele serve na prática.

Em uma breve definição, o posicionamento de marca “é a disputa pela mente do consumidor”. É através dele que a marca busca transmitir o seu diferencial ao público, com base nos valores da empresa, nos atributos da marca. Trata-se das estratégias competitivas que posicionam a marca no mercado e a diferenciam dos concorrentes.

Para as empresas novas é preciso deixar claro que o posicionamento não se cria, o posicionamento se define. Não adianta querer “inventar” um posicionamento, desejar que a empresa seja algo que não é, uma vez que, o posicionamento parte de um propósito no qual a empresa acredita e que deve nortear os planejamentos.

E por onde começar? O primeiro passo é encontrar os valores da empresa, definir quais são os aspectos que são inegociáveis e que você como empreendedor não abre mão, tais como: a qualidade do produto que coloca no mercado ou serviço que presta, a honestidade, o respeito pelo consumidor, entre outros.

Esse passo servirá como base para orientá-lo na construção da personalidade da sua empresa e mais tarde nas tomadas de decisões estratégicas.

O segundo passo da definição do posicionamento de marca é conhecer todos os atores do processo, e isso é feito através de conversas francas e diretas, com os potenciais clientes, funcionários e fornecedores, ou seja, com todos as pessoas que participaram direta ou indiretamente do seu negócio, a fim de conhecer esses perfis e poder direcionar as estratégias com maior eficiência, se puder realize uma pesquisa de mercado para descobrir o que o seu público-alvo espera de uma marca nesse segmento. Essas informações irão ajudá-lo na construção de uma marca sólida, de renome no mercado.

Após obter essas informações e definir os valores da sua empresa você precisa encontrar maneiras de potencializar os seus diferenciais, toda empresa possui algo único que a diferencia das concorrentes, seja oferecendo um atendimento personalizado aos clientes, seja algo inerente ao produto que sua empresa oferece e que as demais não conseguem copiar.

Esses são apenas alguns exemplos de diferenciais que sua empresa pode possuir, mas é importante ficar atento, pois assim que você identificar o que a sua empresa entrega que as outras não fazem igual, você deverá valorizar e repassar isso ao seu público constantemente.

Outro passo extremamente importante é a definição do portfólio de produtos ou serviços da empresa, é preciso estar claro para você e seus consumidores o que a sua empresa faz!

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A Miolo Esperto tem um posicionamento de marca no sentido de marca inteligente. O que refrete os sites que desenvolvemos com tecnologia inteligente para diferentes tipos de soluções de negócios online

E para isso a arquitetura de marca deve ser bem construída para ajudar na compreensão dos produtos e serviços que são oferecidos, além disso ela permite analisar de forma estratégica os possíveis novos produtos que poderão integrar o seu portfólio.

E por fim, construa uma personalidade sólida para a sua empresa e não se afaste dela! Imagine por exemplo que você decidiu adotar como posicionamento de marca a sustentabilidade, neste caso não faz sentido algum que durante o processo de produção a empresa polua o ambiente, ou compre de fornecedores que poluem rios, desmatam… 

É a consistência que fará a papel de fixar o posicionamento da sua marca na mente dos consumidores.

Além disso, busque interagir com seu público a ponto de criar um relacionamento verdadeiro e forte. Essa é uma das razões pelas quais a empresa deve zelar pelo cumprimento do que promete. Uma vez que, prometer e não cumprir faz com que esse relacionamento construído com cliente seja quebrado.

O atendimento e o cuidado em cumprir com o que é firmado, faz com que a marca fixe seu posicionamento proposto. Tenha sempre em mente a quem o produto se destina, qual a dor que o produto resolve, e o que difere a sua empresa das concorrentes para fidelizar o seu consumidor e fazer ele concordar com você. 

Quando a empresa consegue criar essa conexão com o cliente, se torna capaz de entender  que tendência o comportamento do consumidor está seguindo e a partir de então passa a agir de acordo com essas descobertas, o que por consequência gera satisfação nos clientes, proporciona aumento no valor percebido da sua marca, e você como empresário passa a entender como os consumidores enxergam o seu produto em comparação aos concorrentes e pode utilizar essa ferramenta para tornar sua empresa mais competitiva, causando impacto positivo fazendo com que os consumidores enxerguem a sua marca sempre com bons olhos. 

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