Os melhores filmes e séries para empreendedores

Os Melhores Filmes e Séries Para Empreendedores

Apresentamos esta matéria com os melhores filmes e séries para empreendedores, pois na agitada vida do empreendedorismo, as vezes o desânimo ou falta de inspiração entra em nossas mentes, criando até um certo bloqueio mental.

Se você estiver passando por uma fase semelhante é sempre bom procurar inspirações, uma das formas de conseguir isso é assistindo filmes e séries que contam a história de empreendedores de sucesso.

Nossa mente funciona bem melhor quando estamos inspirados, por isso incentivos através de filmes e séries ajuda bastante neste processo.

Quem nunca quando era criança, assistiu um filme e quis ser igual ao personagem? 

Nesse artigo irei mostrar vários conteúdos sobre empreendedores reais, filmes que contam a história de empresários de sucesso e séries no formato Reality Show, com empreendedores da vida real, que apresentam seus negócios para pessoas grandes do mercado, confira a seguir. 

Shark Tank 

Shark Tank talvez seja uma das séries mais interessantes sobre empreendedorismo. Esse Reality Show teve versões exclusivas para diversos países do mundo, inclusive o Brasil.

A dinâmica do Reality é a seguinte, pequenos empreendedores de diversos seguimentos diferentes, apresentam seus projetos e a sua empresa para cinco grandes empresários dos mais diversos nichos.

O intuito desta apresentação é convencer os “sharks” (como são chamados a bancada de empresários) a investir nos seus negócios, eles podem comprar algumas pequenas fatias da marca, podendo futuramente ajudar esse negócio a crescer mais. 

O mais legal dessa série é observar como os grandes empresários pensam mediante aos microempreendedores, as estratégias que eles utilizam para oferecer valores nesses pequenos negócios e como reagem durante as apresentações.

As apresentações também são muito legais, é sempre bom ver a criatividade de alguns na hora de mostrar seu projeto e como outros deixam o medo afetar quando está conversando com pessoas experientes do ramo.

Essa série vai lhe ajudar muito a perceber erros que você comete e aprender evitá-los, além de poder assistir negociações desse tipo em tempo real, percebendo como os dois lados agem. 

Os empresários que compõem a bancada brasileira de Shrak Tank são: João Appolinário, Cris Arcangeli, Robinson Shiba, Camila Farani e Caito Maia.

Todos eles empreendedores de sucesso no mercado brasileiro, João por exemplo, é dono da Polishop

shark tank brasil
shark tank brasil

Jobs 

Steve Jobs é com toda certeza um dos maiores empreendedores da história, ele foi o fundador da maior empresa de tecnologia do mundo, a Apple.

O filme “Jobs” conta toda a história desse grande homem do mundo empresarial, desde o começo dele na empresa até sua volta. “Jobs” é um filme mais para inspiração, nesse longa você consegue perceber toda a genialidade do fundador da Apple

Steve sabia vender melhor que qualquer pessoa no mundo, ao comprar um produto Apple você não estava comprando apenas o aparelho e sim tudo o que Steve falava que ele era.

Jobs entendi muito bem sobre como fazer Branding da marca.

Se você já assistiu alguma palestra de inauguração da Apple você sabe do que eu estou falando, ele sempre foi muito inspirador, como não lembrar do final da apresentação do Ipod, “são mais de 1000 músicas na palma da sua mão”. 

Esse filme é mais para inspiração, se depois de assistir “Jobs”, você não se inspirar, deve ter algo de estranho com você.

No longa podemos perceber que Steve não tratava os negócios de forma fria, ele colocava o coração em seus projetos e negociações, dava um sentimento mais pessoal para a Apple.

Esse sentimento mais pessoal é muito importante por exemplo no ramo de casamentos, festas e eventos, pois você estará apresentando um serviço em um dos momentos mais especiais da vida de duas pessoas. 

Jobs
Jobs

O sócio 

O Sócio é uma série de televisão com um estilo um pouco parecido com Shark Tank.

Essa série é apresentada pelo empresário bilionário Marcus Lemonis, que comanda a multinacional Camping World

Lemonis é do tipo de empreendedor que faz de tudo para fazer seus negócios crescerem, isso fica bem claro ao decorrer da série.

Durante “O Sócio”, o grande empresário procura pequenas empresas que está em estado de desespero e quase na falência, ele oferece dinheiro e compra pequenas ou grandes fatias desses negócios.

Nos últimos anos, Lemonis ajudou a restaurar com sucesso, mais de 100 empresas.

Ele trouxe um hábito que já fazia na vida real para uma série de televisão.

A cada episódio ele vai em uma empresa passando por crise e faz propostas que chegam a ser irrecusáveis, oferecendo um valor consideravelmente alto por uma parte da empresa. 

Depois de concluir a compra de parte da empresa. Ele faz de tudo para reverter a situação negativa do negócio e procurar um jeito de fazê-lo dar lucros.

Para isso ele em alguns casos che a demitir o presidente da empresa ou atravessar outros cargos e fazer o trabalho ele mesmo. 

O interessante dessa série é observar como ele chega nas empresas e tiram elas da falência, sempre é bom ver alguém tão bom com negócios em ação.

Outra coisa que é interessante de acompanhar nessa série é as semelhanças entre as empresas que estão em uma péssima situação financeira, se você reparar com atenção, todas elas seguem um padrão de erro, então se atente para nunca os repetir. 

O sócio
O sócio

Fome de Poder 

O filme Fome de Poder conta a história de um pequeno negócio familiar MC Donald’s e de um verdadeiro empreendedor sem escrúpulos Ray Kroc.

No começo, Mc Donald’s, era apenas uma pequena lanchonete que funcionava em apenas uma cidade dos Estados Unidos, até que a História dos irmãos Mc Donald’s se cruza com Ray Kroc, um ambicioso e até então fracassado empreendedor.

Ele tinha um plano de levar o Mc Donald’s para todo o território estadunidense, mas transformar a pequena lanchonete familiar em um grande negócio nacional não estava nos planos dos donos da empresa.

O filme mostra diversas jogadas boas e outras sujas de Ray Kroc para crescer o Mc Donald’s.

Fome de Poder retrata muito bem dois tipos de empreendedores que podemos encontrar no mercado.

Enquanto os verdadeiros donos da idéia Mc Donald´s limitavam o crescimento da empresa por não querer desapegar de alguns conceitos e idéias antigas.

O outro empresário, que por muitas vezes age de forma inescrupulosa até, possui a iniciativa de olhar o futuro e ter uma visão mais ampla que leva a marca Mc Donald´s a ser o que é hoje.

Esse filme é bom pois te deixa em alerta. No mundo empresarial se você não estiver disposto a enfrentar mudanças e se adaptar, um outro empreendedor vai aparecer e “tomar” o seu mercado.Um grande exemplo disso é a NetFlix que acabou com o mercado de vídeo locadoras, derrubando inclusive a gigante Blockbuster.

Filme fome de poder
Filme fome de poder

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Leia também outros temas relacionados