O que é branding

O que é branding?

Algum dia você já parou e pensou: Porque lembramos mais de uma determinada marca?

Geralmente as marcas que atuam na mesma área entrega quase sempre o mesmo produto, então por qual motivo temos essa sensação que algumas marcas são incríveis e outras não, sendo que o nicho é o mesmo?

Nesse artigo iremos te mostrar porque uma marca se destaca mais que a outra, mesmo oferecendo um produto parecido.

As empresas que têm mais sucesso com o público, fazem um trabalho de branding melhor, isso pode fazer a sua marca ficar em destaque no mercado.

Não fique atrás de seu concorrente, entenda o que é branding.

O que é branding?

Branding é simplesmente a gestão de marca.

Engloba todo o trabalho que você faz para tornar a sua marca mais conhecida.

Agora para e pensa, o que você está fazendo para sua marca ser mais conhecida?

Você pode oferecer um ótimo serviço em festas de casamento por exemplo, mas se você não tiver ações de marketing para que as pessoas conheçam o seu trabalho, não vai adiantar muito ter um bom serviço.

Se você não tiver uma boa gestão de marca, você vai ficar sempre atrás daquele concorrente que, ao contrário de você, se preocupa com a marca dele.

O branding envolve bastante coisas, vai desde ações do dia-a-dia da empresa até a concepção que envolve sua marca.

A construção do branding não é algo que vai fazer surgir resultados imediatamente, é um trabalho a longo prazo, pois você está consolidando uma marca para ela ser forte, isso não ocorre em um dia.

Então se você é apressado, sempre vai ficar atrás quando o assunto é branding.

Posicionamento de marca

Posicionamento de marca é um dos processos mais importantes do branding, é como a marca se coloca em frente ao público, o lugar que uma determinada marca ocupa a mente de seus clientes.

Agora pense um pouco, qual é o melhor jeito de entrar na mente do cliente?

Essa é uma dúvida que eu já tive, fiquei horas pensando em como as empresas usavam o posicionamento de marca, as formas que elas usavam para serem sempre lembrada pelo público, então busquei exemplos de grandes marcas do nosso cotidiano.

A Coca Cola por exemplo, ela é a primeira marca que você lembra ao falar de refrigerante, isso se deve ao trabalho de branding da empresa, que tenda sempre estabelecer ligações emocionais com os clientes.

Em suas propagandas, a Coca Cola sempre utiliza valores importantes como a amizade, alegria e união.

Em seus comerciais, sempre tem pessoas bebendo o refrigerante juntos em momentos especiais, com o slogan “compartilhar a felicidade”, dessa forma a marca entra no inconsciente como o refrigerante para eventos entre amigos e festas familiares.

Eu nem me lembro a última festa familiar que não teve Coca Cola, isso se deve ao trabalho de branding da empresa, da forma que ela trabalha o seu posicionamento de marca, que é através de conexões emocionais.

Se você é artista ou trabalha em um mercado que exige criatividade, como por exemplo o mercado de casamentos, festas e eventos, essas ligações emocionais e pessoais estão a seu favor, tente sempre usar isso em suas propagandas, aproxime a sua marca de seu cliente, para sempre ser a primeira opção quando ele lembrar de empresas ou profissionais como você.

Personalidade e criatividade

Antes de falar sobre isso eu quero te fazer algumas perguntas: Quais são os atributos da personalidade atual de sua empresa? Esses atributos passam confiança ao público?

Sua marca deve ter atributos que passa confiança, pois é isso que forma uma empresa com boa personalidade, confiança.

Outra coisa que é necessário para uma marca com personalidade é ser única.

É claro que sua marca não vai prestar um serviço único, mas as suas propagandas devem ser únicas e criativas, isso vai dar a impressão aos seus clientes que seu produto é diferente dos concorrentes, fazendo você estar sempre a frente de outros empreendedores do seu nicho.

Unidade de estilo

É muito importante que sua marca tenha uma unidade de estilo definida.

Em suas redes sociais, utilize sempre o mesmo estilo de fotos e propagandas, isso vai criar uma imagem de familiaridade na mente do seu público.

Se você adotar um estilo único, toda vez que alguma pessoa olhar para uma publicação de sua marca já vai reconhecer imediatamente, isso porque já se acostumou com o estilo que sua publicação tem.

A coisa mais terrível que pode acontecer com o marketing de uma marca é a falta de identidade, quando você entra no perfil de uma empresa e ela não segue nem uma linhagem de divulgação e fica com o feed todo aleatório.

A unidade de estilo acaba se relacionando também com a personalidade da marca, pois de certa forma, ela também faz parte da personalidade.

Branding e o Marketing Digital

Uma coisa que eu sempre escuto de alguns microempreendedores é que o branding é fruto do marketing digital, se você pensa isso, saiba que está totalmente errado, o branding é muito velho, anterior à internet.

Mas o marketing digital realmente transformou e trouxe mais possibilidades para a gestão da empresa, antes apenas as grandes marcas podiam divulgar nos canais grandes, com o surgimento da internet, qualquer microempresa pode fazer branding e com um pequeno custo.

Identidade Visual

Toda empresa que se preze precisa ter uma identidade visual criativa, esse é o primeiro contato do público com a sua marca.

Essas representações visuais de sua empresa que criam uma identidade na mente dos seus clientes, por isso é preciso escolher uma logo simples e criativa, que represente bem o que você faz.

A Logomarca

Quando você for contratar um profissional para criar a sua logo, lembre a ele que a identidade visual deve ser pensada também para a internet.

É muito comum empresas que não trabalham diretamente com a internet, não pensar em como vai ficar a logo em redes sociais como o Facebook por exemplo.

Lembre-se que a logo é a cara da empresa e a primeira impressão do cliente com ela.

No processo de criação da identidade da marca, pense como um cliente, a logo deve ser de fácil leitura e entendimento, para sempre que o cliente olhar, dizer automaticamente, “essa marca eu já conheço”.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Leia também outros temas relacionados

WeCreativez WhatsApp Support
Quer aumentar a percepção de valor da sua marca e atrair mais clientes?
Vou te ajudar!