nome da marca

Como escolher o nome da marca

Você sabe como escolher o nome da marca de forma correta?

Chamamos a técnica de escolher o nome da marca de Naming. Nos aqui da Miolo esperto fazemos este trabalho para os clientes que nos procuram para aumentar sua presença online mais ainda não definiram a estrutura de branding do seu negócio.

A escolha do nome da empresa é um passo muito importante para quem está iniciando um negócio próprio, e não é para menos, pois o nome é um dos grandes responsáveis por fazer sua marca ser lembrada.

Escolher um bom nome para a empresa é essencial para que sua marca seja lembrada com facilidade pelos clientes. Mas chegar a um bom nome não é uma tarefa fácil. 

O nome molda a identidade do negócio e dura para a vida toda, por isso é preciso analisar várias opções com calma até chegar à melhor escolha. A fase de criação de uma empresa requer criatividade, especialmente na escolha do nome. Busque inspirações, converse com amigos e familiares, pessoas de diferentes faixas etárias, para ir construindo ideias. Para te ajudar na escolha do nome da sua empresa e evitar erros comuns, temos algumas dicas a seguir:

Evite nomes longos

Utilize um nome curto, isso facilita a memorização do nome da sua empresa pelos consumidores. Tenha em mente que o nome tem que ser algo que as pessoas irão lembrar até mesmo para falar para outras pessoas a respeito, e fazer a divulgação. Então, quanto mais curto e eficiente melhor.  Lembre-se dos exemplos de grandes empresas como a HP, a Apple, o Uber, a IBM, Brastemp, entre outras, pois embora a capacidade de armazenamento do cérebro seja considera ilimitada, há sempre um problema para armazenar, processar e reter tanta informação. 

Por isso, não queime o cérebro de seus clientes, pois ele não é tão eficiente para guardar nomes, porque essas informações são armazenadas na memória de curto prazo. Então, a prioridade não é recordar essas lembranças, é como se nossa cabeça fosse um computador que trabalha com muitas informações simultâneas por um tempo, com uma série de janelas abertas, se alguma hora o sistema travar alguma coisa vai ser esquecida. Para ser facilmente lembrado, o nome precisa estar relacionado a uma sensação, atitude, um sentimento. Assim o cérebro terá facilidade para memorizar. Escolha um nome que seja curto, único e que preferencialmente esteja relacionado a sons familiares às pessoas.

Além disso, não crie um nome que seja uma variável de uma palavra simples, acrescentando letras que não pertencem à palavra e que não são comuns ao nosso idioma (como por exemplo, as letras w, y, k), isso só vai confundir as pessoas no momento de soletrar. Casos assim só valem quando a palavra for completamente nova.

qual nome da minha marca
Qual nome coloco na minha marca?

Conecte o nome da marca com o ramo de atuação

O nome deve dizer o que a sua empresa faz, precisa ser descritivo e transmitir informações sobre o ramo da empresa, a atitude, os objetivos. Combinar esses elementos nem sempre é algo simples de ser feito, por isso busque um nome que possa refletir alguma informação sobre a área de atuação da sua empresa, os objetivos, os valores, a essência da sua marca.

Por exemplo, uma empresa de finanças deveria usar um nome relacionado a números, planilhas, livros, algo que remetesse a ideia fundamental da área de atuação daquela empresa. 

É importante lembrar que isso não significa que o nome precisa ser literal ao produto ou serviço, mas deve captar o sentido, a experiência e os benefícios que marca oferece.

Veja por exemplo o nosso nome: Miolo Esperto. Não falamos no nome que somos uma empresa de construção do site, deixamos isso para o nosso slogan.

No entanto o nome Miolo remete ao cérebro, e o nome esperto a inteligência. Além disso o nome Miolo também pode ser interpretado como “oque esta dentro” isto é, o conteúdo. Então nonosso Branding estamos passando conceitos que são fundamentais em nosso trabalho que são: Inteligência, conteúdo, agilidade, etc

Pense no seu público-alvo

Qual público você deseja alcançar? Qual é o estilo dessas pessoas? Quantos anos em média elas têm? Qual é o salário e o nível de escolaridade? Qual é o nível de sofisticação? Pense nesse aspecto ao escolher o nome da sua empresa, para atrair os potenciais consumidores do seu produto ou serviço. Pense em como costumam agir, que linguagem utilizar, qual é o estilo dessas pessoas.

Busque essas informações para te auxiliar na escolha do nome. Um nome precisa ser atraente para o público-alvo da marca. Para chegar ao nome ideal, é preciso entender o dialeto que é usado pelo público que se deseja alcançar. 

Tenha paciência

A pressa é inimiga da perfeição, é um clichê, mas se encaixa perfeitamente nesse momento. Esse processo é muito importante e ter pressa não irá ajuda-lo em nada.  Entenda que o nome de uma marca é para perdurar ao longo dos anos, e o esforço de construir essa marca poderá ser colocada em risco caso você queira mudá-la posteriormente. 

O nome precisa ser maior que você, pois é algo que vai durar por anos, que pode ser revolucionário e ter efeito em várias gerações.  Analise com calma todas as opções para que, quando você escolha o nome da sua empresa tenha certeza que é o nome perfeito. 

DICA: O canal do O Forasteiro dá muitas dicas de como criar um nome para sua marca

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Leia também outros temas relacionados