Como atrair clientes e crescer dentro do seu mercado através do bom e velho Boca-a-Boca.
Hoje em dia restaram duas maneiras para conseguir atrair mais clientes e crescer dentro de um mercado cada vez mais competitivo, e a primeira delas é o velho bom e tradicional marketing boca boca.
Esse sempre foi e continuará sendo por muito tempo a melhor forma de divulgar o seu trabalho e seu serviço. Principalmente para aqueles que estão inseridos em mercados de setores criativos.
Mas para se ter um marketing boca-a-boca funcionando é necessário criar bons relacionamentos.
Não somente com o seu cliente, entregando um bom trabalho um bom serviço, mas também com os outros profissionais do mercado, sejam eles do seu próprio segmento ou não.
Um bom relacionamento com o mercado faz com que você seja lembrado na hora que alguém precisar fazer uma indicação para um serviço ou produto.
Muito já foi se falado a respeito de como construir bons relacionamentos.
Uma leitura que eu indico a todos é o livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas de Dale Carnegie.
Neste livro o autor nos ensina muito mais do que técnicas de bons relacionamentos.
É uma verdadeira aula de educação e bom costume.
Um bom Marketing Boca a Boca tem de ter Conteúdo.
Para que você entenda melhor o que é o marketing de conteúdo, preciso dar um breve panorama do cenário atual da propaganda e marketing no mundo.
Vou citar aqui um outro livro dessa vez do autor Philip kotler: Marketing 4.0.Nesta obra o autor, que é um dos maiores no mundo, mostra as mudanças que vêm ocorrendo.
Com a ascensão do mundo digital e o surgimento da internet, surgiu uma forma de se fazer propaganda e marketing.
Se antes para atingir o seu público bastava anunciar na TV contratar alguém famoso ou fazer campanhas em outdoor, utilizar jornais e revistas.
Hoje em dia essa forma de abordagem já não é mais o suficiente.
Graças a internet os consumidores hoje estão mais preocupados com a qualidade do produto e com serviço prestado.
Basta um pouco de pesquisa para o consumidor saber se aquela empresa ou empreendedor tem por exemplo alguma reclamação.
O consumidor pode ler, ver e ouvir depoimentos de outros consumidores através das Redes Sociais, verificar como você trata seus clientes e logo formar uma opinião a respeito.
E apesar de todas essas informações o consumidor porventura adquirir o serviço ruim ou um produto de má qualidade, ele tem as redes sociais a onde pode reclamar.
Ele faz uma queixa e normalmente esse tipo de reclamação repercute muito prejudicando a empresa.
Esses consumidores se unem e compartilham experiências, trocam informações.
Hoje o poder está muito mais na mão do consumidor do que na própria marca.
Onde que o marketing de conteúdo entra nessa história?
Os consumidores hoje não estão deixando mais se influenciar pela propaganda.
O consumidor busca conexões. O consumidor moderno confia na pessoa antes de acreditar no produto ou serviço.
As celebridades foram substituídas pelos influenciadores digitais.
São esses hoje que tem a maior capacidade de convencer o público a respeito de alguma coisa.
E o fazem isso porque, antes de tentar vender qualquer produto ou serviço, eles estabeleceram uma relação de confiança com seu público.
No seu Mercado isso não é diferente.
Os consumidores, sejam eles quais forem, estão o tempo inteiro sendo influenciados, e criando uma relação de confiança com os produtores de conteúdo.
É justamente essa relação de confiança que o é capaz de conseguir.
Através do marketing de conteúdo é que o empreendedor vai se comunicar melhor com seu público.
Seu consumidor antes mesmo de pensar em adquirir o seu serviço ou produto, já terá estabelecido uma relação de confiança e parceria.
Uma e principalmente com a pessoa por trás da marca.
Desenvolva bons relacionamentos com outros profissionais e atraia mais clientes para seus negócios.
É o chamado Network.
Criando e fortalecendo parcerias e desenvolvendo amizade e novos contatos a cada dia.
Entregar para o seu público um conteúdo de valor antes mesmo de tentar vender um produto ou serviço.
Estabelecer conexões e gerar confiança, conquistando autoridade.
Seth Godin tem uma frase memorável onde diz: “Marketing de Conteúdo é a última estratégia de Marketing que restou.”
Eu acrescentei o Network como uma outra forma de fazer Marketing hoje em dia. Conhecer e manter diálogo aberto com outros empreendedores do mesmo segmento ou não, ajuda no crescimento do seu próprio negócio.
Mas Network é relacionamento e para estabelecer relacionamentos, de uma forma ou de outra, é necessário ter conteúdo.