Qual a importância do marketing digital para quem esta iniciando um negócio?
Se você está iniciando a sua empresa agora, antes de tudo é preciso que você entenda a importância do marketing para prosperar o seu negócio.
De acordo com Raimar Richers, marketing é o conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Essa troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor.
Através dele a empresa pode identificar as necessidades e os desejos não realizados e oferecer esses produtos e/ou serviços ao mercado, ou seja, o marketing é mais do que vender produtos e serviços com muitas pessoas acreditam.
Assim, o marketing na realidade é um processo social do qual as empresas e os consumidores participam como atores principais. Enquanto o indivíduo tem as suas necessidades, a empresa tem a responsabilidade de criar produtos e serviços para satisfazer as necessidades e anseios do indivíduo e estabelecer estratégias para atrair o público.
Mas quais os benefícios práticos para uma empresa que adota as técnicas de marketing?
O primeiro deles é o aumento no potencial de vendas. Com o auxílio do marketing o setor de vendas da empresa conseguirá identificar as demandas dos consumidores e realizar estimativas de tendências de compras futuras. Este tipo de organização ajuda a estabelecer estratégias para captar e manter clientes.
Outro ponto é o fortalecimento da marca, através do marketing a empresa consegue fixar o seu posicionamento e também fortalecer sua imagem no mercado tornando-a uma boa opção para os consumidores na hora de realizar suas aquisições.
Um excelente benefício que o marketing proporciona, especialmente para os empreendedores iniciantes é a fidelização do consumidor. Isto é possível, claro entregando produtos ou serviços de alto valor, mas também, trabalhando o conjunto de benefícios que os consumidores esperam receber, um exemplo, é a empresa ter um bom canal de comunicação com o consumidor, ouvir os feedbacks e investir sempre no bom atendimento.
Como é possível perceber o papel desempenhado pelo marketing é fundamental para o crescimento de qualquer empreendimento.
É óbvio que existem diversas formas e técnicas para desenvolver o marketing da sua empresa, um excelente canal é o meio digital, com a criação de páginas nas redes sociais, por exemplo.
O Marketing Digital
O Marketing Digital é cada vez mais utilizado quando comparado com os canais tradicionais, devido a conectividade que ele permite com o público. As empresas podem realizar campanhas, publicações e obter a resposta do público a essas ações de uma forma muito mais rápida, o que proporciona o envolvimento com a marca.
Outro diferencial do Marketing Digital é o direcionamento que ele proporciona, ou seja, as empresas conseguem nortear as suas ações para atrair o público que realmente têm o perfil ideal para consumir seus produtos ou serviços.
Este é um grande benefício porque permite economizar dinheiro e fortalecer a relação empresa – consumidor. Se não sabe por onde começar a fazer o marketing digital da sua empresa, você pode procurar uma agência de mídia social para te ajudar nessa empreitada.
Resumindo: é preciso que você conheça bem seu produto, o mercado e público que deseja atingir e tenha um nome da sua marca de fácil pronúncia e leitura, além disso, faça uma frase de impacto que passe a ideia fundamental do seu negócio, assim como o logotipo. Tenha sempre materiais básicos, como: cartão de visita, papel timbrado, catalogo e assinatura de e-mail.
Busque uma agência de mídia social para fazer um plano de marketing digital para sua empresa e assim utilizar as redes sociais para fazer postagens de 1 a 2 vezes por dia, com fotos profissionais do seu produto.
Não se esqueça da importância da propaganda, por isso, reserve um valor mensal para investir em divulgação, comece a divulgar em banners, e-mails, google, redes sociais e por fim, não deixe de acompanhar e avaliar os resultados obtidos.
As estratégias de marketing se baseiam em um planejamento de ações para o melhor desempenho da empresa. Mas uma estratégia efetiva não é apenas uma preparação antecipada, é preciso monitorar e avaliar os resultados constantemente.
Estes são os segredos por trás do valor real do marketing, e está em suas mãos colocá-los em prática e alcançar o sucesso do seu negócio, sabendo que é fundamental definir as estratégias corretas para que não haja falhas e seu negócio cresça como idealizado.Ter um bom plano de marketing ajuda a definir suas metas, objetivos e valorizar a sua empresa. Além disso, dá ao seu negócio uma vantagem em relação aos concorrentes.